sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dia Mundial do Dador de Sangue


"Oferecer o presente da vida: doar sangue" é o lema da campanha deste ano do Dia Mundial do Dador de Sangue (World Blood Donor Day  - WBDD), que se assinala no dia 14 de junho. A mensagem central do WBDD 2013, que comemora este ano o seu 10º aniversário,  é a de que "doar sangue é uma prenda que salva vidas".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) apela às várias instituições nacionais para darem destaque a histórias de pessoas cujas vidas foram salvas devido à doação de sangue. O objetivo é que tal sirva como motivação para que os dadores de sangue continuem a doar sangue e que, simultaneamente, as pessoas saudáveis, em particular os mais novos, salienta a OMS, passem a ser dadores de sangue.

As comemorações oficiais do Dia Mundial do Dador de Sangue em 2013 vão decorrer em França, no dia 14 de junho. Promovido pelo Establissement Français du Sang, o evento inclui a realização de um simpósio internacional e diversas atividades que permitam "ao público descobrir a importância da doação de sangue".

São quatro as entidades que patrocinam, a nível global, o Dia Mundial do Dador de Sangue: a Organização Mundial de Saúde, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue e a Sociedade Internacional da Transfusão de Sangue. 

Na Europa, desde há vários anos que o Conselho Europeu apoia o Dia Mundal do Dador de Sangue, através da European Directorate for the Quality of Medicines & HealthCare (EDQM), entidade que tem colaborado com todos os estados membros na preparação das celebrações e promovendo as três principais linhas de orientação na área da transfusão sanguínea: conseguir-se atingir a auto-suficiência, a proteção da saúde dos dadores de sangue e dos receptores, a não comercialização de substâncias de origem humana através da doação não remunerada e voluntária.

Fonte: Newsfarma

Em Portugal para ser dador de sangue é necessário ter bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos.  Para uma primeira dádiva, o limite de idade é aos 60 anos. 


No site do Instituto Português do Sangue e da Transplantação poderão obter - se mais informações sobre as condições para ser dador bem como os locais onde se pode dirigir.


Sem comentários:

Enviar um comentário